07/04/2008

ORKUT

O orkut é uma comunidade online de amigos. Segundo o Google, proprietário do sistema, o principal objetivo é construir um ambiente que "enriqueça sua vida social e a vida social dos seus amigos".
Na prática, a rede social do orkut pode ajudá-lo a manter contato com seus amigos e conhecer mais gente. Você decide com quem quer interagir. Antes de fazer qualquer contato, você pode ver a rede de amigos de uma pessoa e saber qual é a conexão de amigos que a leva até você.
Com o orkut fica fácil encontrar pessoas que curtem os mesmos interesses que você, pessoas que querem namorar ou fazer contatos profissionais. Você pode criar e participar nas mais diversas comunidades, falar sobre temas atuais, encontrar amigos da faculdade ou trocar receitas de bolo.
Mas, na pratica...
Infelizmente, nem tudo que se espera na teoria torna-se realidade na prática. Atualmente o orkut é sem duvida uma poderosa ferramenta de relacionamento, mas os problemas são muitos:
Futilidade:
Tem sido cada vez mais difícil encontrar coisas uteis no Orkut. A futilidade impera na maioria das comunidades. É claro que existem grupos serios de pessoas que trocam experiências e informações sobre doenças raras, por exemplo.
Mas a grande maioria das comunidades tem motivações, digamos, frívolas. Mesmo assim, em tudo encontramos a mediocridade, e cabe a cada um julgar o que é importante. Ninguém vai brigar com você se entrar na comunidade "Eu uso meia azul com furo no dedão direito", por exemplo...
Propaganda:

Assim como no resto da internet, a propaganda tem emporcalhado o orkut por causa de pessoas que não medem a impertinência das atitudes e só querem divulgar seus anúncios.
Com o tempo, cabe a você ir filtrando quem somente enche o saco anunciando shows de "tamancadas do filho na escola", "redes mágicas que o farão milionário da noite pro dia" ou simples vendas de trecos estranhissimos.
Conteúdo impróprio:

Quem tem criança em casa deve pensar bem antes de liberar a molecada para o orkut. Eles adoram estar nos perfis de colegas, trocar recados melosos e etc, mas estão expostos a todo tipo de conteúdo.
Algumas comunidades explicitamente impróprias para menores, com conteúdos pornográficos, anúncios de prostituição e até referências à pedofilia ficam a apenas alguns cliques de qualquer um que estiver no orkut.

Um comentário:

Cris Medeiros disse...

Excelente seu post! Acho a mesma coisa! O Orkut é uma ótima ferramenta que está sendo mal utilizada. Acho que isso também se deve a abrangência do Orkut! Quanto mais gente, mais porcaria junto! As pessoas que querem se aproveitar, vêem no Orkut um portal cheio de possibilidades! Já as pessoas que querem assuntos sérios, essas sempre serão minorias, dentro ou fora do Orkut!

Eu tb já fiz um post sobre Orkut em um outro blog que tive!

Beijos