05/04/2008

O País das Abobrinhas

Uma das frases mais famosas de Nelson Rodrigues, é que se todos concordarem com você, dizia ele, alguma coisa está errada pois "toda unanimidade é burra".
Algumas pessoas dizem que a unanimidade representa o certo. Não é bem assim, pois essa mesma unanimidade pode provocar várias injustiças em certas situações.
Concordo com a tese de que a unanimidade de algum assunto representa um caminho que deveria ser normalmente seguido. Só que não de maneira absoluta. A unanimidade é relativa, uma vez que ela tanto pode pender para o lado positivo quanto para o lado negativo. Tudo depende da situação que está sendo encarada. A frase de efeito de Nelson Rodrigues deve ser reconhecida para uma boa discussão acerca de seu significado.
Não somos iguais. Querer que as pessoas pensem e se comportem da mesma forma é negar a própria realidade humana. Já que temos histórias e necessidades singulares. Por mais próximos que sejamos, sempre haverá a diferença de entendimento. Nessa hora, vale o respeito e a tolerância.
É claro que devemos expor e defender nossos pontos de vista e nossa visão, mas temos que fazer isso respeitando a individualidade do outro, as idéias dos outros, a visão alheia e até comportamentos e atitudes essencialmente diferentes dos que temos ou aceitamos. Assim é a vida entre humanos. Quem não compreende essa verdade absoluta sofre a faz sofrer os que com ele ou ela convivem.

Nenhum comentário: