07/04/2008

Aprenda a Dizer NÃO!!!

Não, não posso". Parece fácil, mas tem gente que sofre muito só de pensar em dizer essa simples frase.
Por que algumas vezes tudo o que queremos é não fazer algo, e não conseguimos? Por que esta mania de agradar aos outros e não a si mesmo?
Muitos de nós tem uma grande dificuldade com a palavra NÃO e acabamos disfarçando sentimentos, maquiando atitudes que muitas vezes, sem querer, dão uma falsa impressão das coisas resolvidas ou falsa impressão daquilo que realmente sentimos.
Quantas pessoas aproveitam-se da nossa dificuldade em dizer NÃO e abusam dessa nossa fraqueza com chantagem emocional, causando-nos uma profunda culpa na alma se dissermos NÃO!
Muitas vezes a agonia de manter o "não" é tanta que a gente desiste e aceita. Esta é, sem dúvida, a pior alternativa: vai fazer você sentir-se pior ainda e, ainda, estabelece um padrão ruim de comunicação. No fundo, é como se você dissesse para o outro: se você insistir muito eu vou acabar cedendo. Por isso, siga até o fim com sua decisão. Dizer não e voltar atrás pode ser pior do que negar logo de inicio.
Devemos ter o discernimento de dizer não aquilo que sabemos que faz mal, mas aquilo que não conhecemos, dê a oportunidade de conhecer, e aquilo que simplesmente você não quer, diga não, aprenda a dizer não, sua sinceridade será a melhor maneira de conquistar a confiança em alguém, e de mostrar quem você realmente é, e assim ter pessoas que gostam de você mesmo, sem máscaras.

Um comentário:

Cris Medeiros disse...

Quando eu tinha lá pelos meus 14 anos , dizer não éra quase um parto, mas acho que tem a ver com timidez também!

Hojem em dia falo não com a maior facilidade! Não sou grosseira, confunde-se dizer não com ser rispído!

Beijos