22/06/2007

Espelho, espelho meu...


Recentemente li uma pesquisa onde esta apontou que as brasileiras são as mulheres que mais se preocupam em ter uma aparência melhor e também as que mais sonham em fazer plástica. Uma mina de ouro para as empresas e profissionais que vivem da beleza.
Beleza e vaidade muitas vezes andam juntas e tem levado cada vez mais homens e mulheres a sacrificar até a própria saúde com as tais lipo, silicone, dietas malucas, plásticas desnecessárias, anabolizantes, bronzeamento artificial... etc
Lembrei daquele mito de Narciso, sobre um jovem arrogante, que apaixonado pela própria beleza refletida no lago. Conta a fábula que ele Narciso, parou de comer e beber, até morrer admirando sua própria imagem.
Com a proximidade do verão então há uma verdadeira corrida às academias e aos consultórios dos endocrinologistas a procura pela beleza, e pior, muitas adolescentes são atraídas muito cedo pelas armadilhas da vaidade, como por exemplo, a anorexia e a bulimia.
O mais chocante nesta busca incansável pela beleza é que há anos tem aumentado os alertas dos médicos para o risco e absoluta falta de necessidade de muitos tratamentos.
E mesmo assim exageros continuam acontecendo.
Nesta sociedade do poder da aparência as mulheres sofrem mais, pois além de querer impressionar não só os homens e o mercado de trabalho se preocupam muito com a opinião das outras mulheres.Infelizmente nesta sociedade onde o visual é o mais importante, a indústria e os meios de comunicação impõem um padrão de beleza tão difícil de ser alcançado sem, que incentiva ainda mais a vaidade

Nenhum comentário: