22/06/2007

Aprender PARA QUÊ ????

Você já se perguntou, durante o ensino fundamental e o médio, para quê eu estou aprendendo isto?
Por que tive que aprender Logaritmo? Nunca usei isto. E o que aprendi já esqueci por falta de uso da função.
Aliás, dentro deste assunto pergunto se o vestibular não deveria avaliar a capacidade de pensar do aluno ao invés de sua memória.
É claro que precisamos de conhecimentos básicos em áreas como a matemática, biologia, física e química, mas apesar de estar sendo polêmico acredito que o aprofundamento de Todas as matérias deveriam se dar na faculdade quando, por opção do aluno, ele escolheria determinado curso.
Até hoje não sei para que eu tive que decorar o nome científico do “tatu bolinha” ou da reprodução da samambaia. (rsrsrsrs)
Este modelo de educação que privilegia a memória deveria ser revisto mas acredito que os responsáveis pelo ensino já se acostumaram a fazer sempre a mesma coisa porque ai eles não terão trabalho. Aquela visão de “preparar a aula” mudou, exemplo disso é que existem ainda professores que usam o mesmo material durante anos (provas e exercícios) como se o aprendizado estivesse parado ou simplesmente não há mais nada para ser aprendido. Este modelo onde o professor sabe a matéria e vai para a sala de aula repassar ao aluno está falido. Ainda mais com o advento da internet tudo mudou. O aluno está mais curioso e tem muito mais informações, além das perguntas que se o professor não estiver atualizado nem vai sabe do se trata. Para mudar este quadro temos que capacitar o professor, além claro de oferecer-lhe um salário digno para que ele possa viver do seu trabalho.
IHHHH, falei em dinheiro!!! Esqueci que não tem dinheiro para educação no Brasil, pois pode faltar para o mensalão dos nossos legisladores.

2 comentários:

Anônimo disse...

É verdade..
deveria ser ensinado arte ao invés de ciência ao povo brasileiro! Um europeu ao chegar aqui admira-se com a quantidade de informação armazenada pelos jovens..mas se choca ainda mais com os nossos problemas sociais...
a ciência é ensinada porque se vc deixa uma pessoa sem conhecimento algum ela vai perceber e vai reivindicar conhecimentos...sendo assim, ensina-se fis, qui, bio.. entre outros!

João disse...

Simplesmente.. a mais pura verdade